sexta-feira, 30 de abril de 2021

Nós


"Nós", de Pedro Arantes (2018)
Documentario brasileiro que concorreu no Festival de Brasília em 2018, foi dirigido pelo mesmo realizador do suspense "Dente por dente".
O tema do filme já foi visto diversas vezes em outros filmes: os desaparecidos, tanto políticos, quanto provavelmente pela milícia ou pistoleiros. O que o filme traz de novo, é a união da dôr e da ausência de 4 famílias que não se conhecem, mas estão conectados por histórias de desaparecimento de seus filhos.
Luis Almeida Araujo, o Lula, era militante da Aliança Nacional Libertadora e sumiu no dia 24 de junho de 71, em plena ditadura.
Rolindo Vera sumiu no dia 31 outubro de 2005 . Indígena, ele e seu primo Juvelino, que eram professores , desapareceram. Juvenal foi encontrado morto. Acredita-se que pistoleiros foram contratados para matá-los, querendo retomar as terras ocupadas pela tribo.
Paulo Alexandre Gomes sumiu no dia 16 maio de 2006. Ele estava em liberdade condicional.
Felipe Damasceno sumiu no dia 3 novembro de 2008. Ele saiu de sua bibicletaria e foi de moto visitar um amigo, e nunca mais foi visto.
O filme é composto de depoimentos dos familiares, e os sentimentos de perda e a frase que deu subtítulo ao filme: "Ele não está vivo nem morto: está desaparecido". Entre desejos de verem a pessoa retornar viva, e o medo de saberem que foi morto, restam momentos de dôr e desilusão. Uma das mães projeta no seu filho vivo todas as ações e desejos que ela tinha no que morreu. Outra se tornou evangélica fervorosa. É um filme triste, sobre uma realidade bárbara e cruel da sociedade brasileira, mais focada na classe média baixa e média, quando a voz não chega aos grandes Poderes.
Hsu Chien

Nenhum comentário:

Postar um comentário