segunda-feira, 26 de abril de 2021

Longe do Paraíso


"Longe do Paraíso", de Orlando Senna (2020)
Escrito e dirigido por Orlando Senna, "Longe do Paraíso" lida com o importante tema do movimento dos sem terra e que sucumbem à sua tragédia ao terem que enfrentara fúria e a violência dos fazendeiros de grandes latifúndios, que não pensam duas vezes antes de contratarem assassinos profissionais para executarem os líderes dos movimentos de ocupação de terras.
Kim (Ícaro Bittencourt) é um assassino profissional que mata um sem terra por engano, acreditando se rum líder sem terra. A sua lhe propõe um acordo para evitar que ele seja morto pelo ato falho: seguir até uma cidade chamada Paraíso do norte e executar uma líder de sem terra. Para sua surpresa, ele descobre que quem ele deve matar é a sua irmã Bel (Emannuele Araújo), que ele não vê há muitos anos. Kim entra em grande conflito.
Orlando Senna co-dirigiu um dos filmes seminais do cinema brasileiro, 'Iracema, uma transa amazônica" em 1975, junto de Jorge Bodansky. Porém, aqui em "Longe do Paraiso", Senna resolveu sair do registro semi-documental que funcionou tão bem em "Iracema". Ter escalado a cantora e atriz Emannuele Araújo para um papel tão importante, não que ela não tenha dado conta do papel, mas sim, pela forma como Senna sempre trabalhou tão bem com não-atores, que trazem um registro mais verdadeiro para seus personagens. Emanuelle ainda canta em uma cena, com seus filhos um lamento da terra. Mesmo a figuração dos sem terra sôa bastante forçada. No final, o filme vale ser visto pela temática que deve ser sempre levantada em pauta, dos sem terra, e a importância do assistencialismo do governo para prover terras, alimentação, estudo e saúde aos que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário