sábado, 17 de abril de 2021

Rosa Tirana


"Rosa Tirana, de Rogério Sagui (2020)
Produção independente da Bahia, "Rosa Tirana"teve sua estréia na Mostra Tiradentes em 2020, e para quem não conseguiu assistir, tem nova chance no Festival Cinefantasy, onde o filme está sendo exibido na plataforma do Belas Artes à la carte.
O filme apresenta um sertão místico e poético, com elementos do realismo fantástico. O roteirista e cineasta Rogério Sagui homenageia o cinema novo, trazendo não somente o sertão, um local emblemático para representar o povo brasileiro entregue à fome e ao desespero.como também uma protagonista feminina, a criança Rosa ( a ótima revelação Kiarah Rocha) , como a figura do cego da cidade, representado por José Dumont.
Rosa mora com sua mãe e sua avó. Na região, não chove há tempos, e toda a população sofre com a seca e a fome. Rosa tem um sonho que ela deve se encontrar com Nossa Senhora do sertão para pedir a graça de chuver. Ela foge de casa para encontrar a Santa. No caminho, ela irá se deparar com um Coronel abusador, e pessoas que querem ajudá-la, além de figuras mitológicas, como os estranhos homens lama.
Com canção título cantada por Elba Ramalho, o filme é curioso, bonito, talvez não funcione por completo, mas tem apelo e traz um resgate a um tipo de cinema brasileiro que há tempos não surge nas telas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário