terça-feira, 27 de abril de 2021

Homunculus


"Homúnculus", de Takashi Shimizu (2021)
Drama psicológico de fantasia e mistério, adaptação do mangá escrito por Hideo Yamamoto, "Homúnculos" é uma trama bastante complexa que tem como base psicológica os traumas vivenciados pelas pessoas.
Susumu é um homem de meia idade que vive como sem teto, dormindo dentro de seu carro. Ele não sente emoções e vive de forma quase vegetativa. Um dia, ele é procurado pelo jovem estudante de medicina Manabu, que lhe propõe ser cobaia em um experimento em troca de dinheiro. O experimento se chama "trepanação", e consiste em furar o crânio no meio da testa para "abrir" um terceiro olho. Segundo Manabu, o ser humano usa somente 10 % de sua capacidade mental, e esse terceiro olho estimularia os sentidos e as percepções. Susumu se deixa convencer e passa a observar "homúnculos" nas pessoas, que são projeções dos traumas de cada um.
É difícil tentar entender a trama do filme de forma literal. O filme tem lindas cenas, efeitos especiais interessantes, mas possui uma cena bastante polêmica: Susumu, querendo ajudar uma colegial em seu trauma, acaba estuprando a menina. É um filme sem moral, onde não existem heróis, apenas perdedores. Não curti muito não, valeu pelo visual que me lembrou filmes como "Sucker Punch", de Zach Snyder, sobre meninas com problemas mentais que passam por experimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário