segunda-feira, 19 de abril de 2021

Rocks


"Rocks", de Sarah Gavron (2019)
Premiado drama inglês, "Rocks" é um devastador retrato da juventude feminina que mora na periferia de Londres. O filme lembra bastante "Ninguém pode saber", obra-prima de Hirokazu Korre-da, sobre uma mãe que abandona seus filhos ao léu,
Sarah Gavron é considerada pelos críticos como uma versão feminina de Ken Loach: ela dirigiu "A sufragistas" e em "Rocks" ela mantém o tema da luta social contra uma sociedade patriarcal e machista e da sororidade.
Rocks (Bukky Bakray) é uma jovem negra que mora com sua mãe e seu irmão pequeno Emmanuel ( D'angelou Osei Kissiedu) em um condomínio da periferia de Londres. Rocks estuda em uma escola pública e tem um grupo de amigas, com religião e culturas distintas, tendo Sumaia (Kosar Ali), uma somaliana muçulmana, como sua melhor amiga. Um dia, ao voltar para casa, Rocks encontra um bilhete de sua mãe, dando adeus. Rocks se desespera, pois a partir de agora, precisa cuidar de seu irmão pequeno e tentar conseguir dinheiro para se manterem no apartamento e para comprar comida.
Melancólico, brutal, não há espaços para felicidade nesse filme cru, realista e muito ficado no social. A gente ja viu esse filme na filmografia de Ken Loach, mas Sarah Gavron sabe que o foco dela é o olhar feminino: com exceção do pequeno Emmanuel, quase todo o elenco é feminino, e os homens representam a ameaça. O elenco jovem é todo excelente, e ganharam vários prêmios de melhor elenco em festivais, entre eles, BFI, San Sebastian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário