quarta-feira, 7 de abril de 2021

Adeus, idiotas


"Adieu les cons", de Albert Dupontel (2021)
Grande Vencedor dos prêmios Cezar 2021, de onde saiu com 5 prêmios, entre eles, de melhor filme, diretor e roteiro, 'Adeus, idiotas" é um cinema que homenageia Terry Jones, o cabeça do grupo Monthy Pyton, falecido em 2020. Albert Dupontel homenageia também Terry Gillian, que faz uma ponta no filme. O filme pega emprestado o visual e o surreal dos filmes de Jones e Gillian, mesclando inclusive gêneros, que vai da comédia, pro humor negro, policial e drama.
Suze (Virginie Efira) é uma cabeleireira que descobre ter pouco de vida, contaminada pelo spray dos produtos do salão de beleza. Ela decide que quer rever seu filho que ela teve que entregar para adoção quando ela engravidou aos 15 anos de idade. Para ajudá-la na busca, ela conta com o apoio de dois homens errantes: o técnico em informática suicida Jean Baptiste (Albert Dupontel) e o arquivista cego Serge Nicolas Marié).
Confesso que eu queria ter gostado mais do filme. Essa mistura de gêneros soou confusa para mim, e acredito que a preocupação com a estética superou a da dramaturgia. Os atores são todos ótimos, com destaque para Nicolas Marré, que ganhou o Cézar de ator acdjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário