segunda-feira, 19 de abril de 2021

O imigrante


"The immigrant", de Charles Chaplin (1917)
Considerado pelo próprio Chaplin como o seu melhor curta-metragem, "O imigrante "foi lançado em 1917 e tem 25 minutos. É impressionante como esse filme tem mais de 100 anos de realização e possui efeitos bastante complexos, como o navio gangorra. Chaplin, que escreveu e dirigiu o filme, novamente traz a figura de Carlitos, dessa vez como um imigrante que vem de navio para tentar uma vida nova nos Estados Unidos. próprio Charlie Chaplin migrou da Inglaterra para os Estados Unidos de navio, e aqui, ele trouxe muito de sua vivência para trazer cenas de humor e drama.
Carlitos ajuda uma imigrante no navio, cuja mãe sofre bastante com os sacolejos em alto mar. Ao chegarem em Nova York, eles são maltratados pela imigração. Em terra firme, Carlitos passa fome, assim como a imigrante ( Edna Purviance, na época, casada com Chaplin). Ambos comem em um restaurante, mas Carlitos descobre que seu dinheiro sumiu.
O filme tem gags maravilhosas: a do soluço, à da cozinha no navio, com Chaplin e uma mulher rolando no chão, e a do restaurante. Uma aula de comédia e humor físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário