sábado, 3 de abril de 2021

Polícia


"Shorta", de Frederik Louis Hviid e Anders Ølholm (2020)
Impressionante a qualidade técnica desse trilher dramático dinamarquês, vencedor de diversos prêmios internacionais. O diretor faz homenagem explícita aos cinemas dos anos 80 de Walter Hill e John Carpenter,
mostrando uma gangue de jovens árabes contra dois policiais que acabam tocaiados em uma comunidade na periferia dominada por arabes.
O filme lembra bastante "Os miseráveis" e "O ódio", dois clássicos franceses sobre conflitos entre policiais e minorias raciais. Logo no prólogo, vemos um jovem árabe sendo sufocado por um policial ao ser preso, falando"Eu não consigo respirar", uma óbvia alusão ao assassinato de George Feund nos Estados Unidos.
Mike e Jens formam uma dupla de policiais que atua na área urbana da cidade. Ao prenderem um jovem árabe que consideram suspeito, eles acabam presos em uma comunidade na periferia, sem chance de fuga, Os dois passam a ser perseguidos pelos moradores, que querem matá-los.
O filme discute temas importantes como truculência policial, uso do Poder e racismo, mas também fala sobre caráter e desvio de conduta. Os personagens, por mais truculentos, estão passíveis de darem uma virada em sua trajetória.
O filme é adrenalina pura, e é certo que os diretores irão chamara a atenção de Hollywood. Os dois atores são muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário