domingo, 18 de abril de 2021

Rom


"Rom", de Tran Thanh Huy (2020)
Em 2012, o cineasta vietnamita Tran Thanh Huy exibiu seu curta "16:30" em Cannes. Oito anos depois, ele lança a mesma história em versão longa-metragem, protagonizado pelo mesmo ator Tran Anh Khoa no papel principal.
O filme ganhou diversos prêmios em Festivais. O filme impressiona pelo seu olhar sob a pobreza n periferia de Saigon, onde moradores de barracos das favelas são viciados em fazer aposta em um jogo semelhante ao jogo do bicho no Brasil. Rom e Phuc são dois rivais que disputam o dinheiro das apostas dos moradores da comunidade e assim, esperam ganhar um trocado caso o apostador ganhe. O filme apresenta um universos mundo cão, onde agiotas achacam os moradores, cobrando dinheiro caso contrário os ameaça de despejo.
A performance visceral do jovem Tran Anh Khoa impressiona, cheio de energia, assim como Anh Tu, no papel do rival Phuc. Ambos protagonizam cenas de ação repletas de adrenalina. O próprio diretor disse que usou "Cidade de Deus" como referência para o filme, confirmado nos enquadramentos e na agitada câmera na mão percorrendo as vielas. Um filme vibrante e vigoroso.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário