sábado, 17 de abril de 2021

Peter de Rome: O avô do pornô gay


"Peter de Rome: the grandfather of gay porn, de Ethan Reid (2014) Documentário encomendado pelo BFI (British Film Institute) para homenagear aquele que é considerado o precursor dos filmes eróticos gays, Peter de Rome. O BFI solicitou uma seleção dos filmes para serem mantidos em seu arquivo e serem exibidos no London Lesbian & Festival de Cinema Gay . O evento teve um sucesso tão grande que o BFI lançou todo o programa em DVD.
Peter de Rome, falecido em 2014, nasceu na França mas cresceu na Inglaterra. Trabalhou como ator, fotógrafo, até que resolveu filmar seus primeiros curtas eróticos nos anos 60, quando na Inglaterra estava vigente uma lei que proibia qualquer relacionamento gay ou que fosse mostrado em fotos ou imagens. de Rome, mesmo ciente de que poderia ser preso, filmou, convocando modelos, para cenas de sexo explícito. Como o filme tinha que ser revelado, para evitar que as imagens fossem expostas e ele preso, de Rome filmava imagens dele em atividades caseiras no início do rolo, assim despistava quem revelasse o filme. de Rome se mudou para Nova York e ali continuou filmando diversos filmes, entre curtas e longas nos anos 70. Muitos dos atores eram convocados nas ruas ou procuravam de Rome. Até Andy Warhol o procurou para ver seus filmes. Com a AIDS, de Rome parou de filmar, pois já não fazia sentido para ele. Ele foi trabalhar na área comercial da Paramount.
De Rome foi influenciado pelos filmes de Jean Genet, como "Canção de amor". Seus filmes são considerados artísticos pela crítica, pois possuem atmosfera, uma narrativa vanguardista. Foi pioneiro em filmar orgia com negros, e também, fazia filmes para que gays se vissem retratados em seu tesão e felicidade, ao contrário de filmes que retratavam gays como depressivos ou suicidas. de Rome também se vangloria de ter filmado a última imagem de Greta Garbo, que ele filmou escondido para um de seus longa gays, quando ela estava andando na rua. O filme traz depoimentos, além do próprio de Rome, de cineastas como Kristen Bjorn, que confessa ter sido influenciado pelos seus filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário