sábado, 10 de abril de 2021

O olhar masculino: instinto noturno


"The male gaze: nocturnal instincts", de Dean Anderson, Roberto F. Canuto, Nicolas Graux, Gabriel Omri Loukas, Gustav Olsson
e Xiaoxi Xu (2021)
Longa LGBTQIA+ dividido em 5 segmentos, cada um dirigido por um cineasta de um país. Os filmes se passam em um único dia que irá mudar para sempre a vida do protagonista, na maioria das vezes, de forma trágica.
Ep 1- "Spiral", sueco. Tenso, trágico, macabro, 'Spiral" pega referência dos cinemas de Gaspar Noé de "Irreversíve;" e 'Drive", de Nicholas Winding Reffn. Um casal de namorados decide viajar para a Argentina. Mas o namorado desaparece. O outro vai em busca e descobre que o namorado foi envolvido com um violento traficante de drogas.
Ep 2- "Floating melon", chinês. Um jovem, para poder transar com um cara que ele tá a fim, o droga. Após o estupro, ele percebe que o rapaz não está respirando, e se desespera.
Ep 3- "Poof", inglês. Aaron, um adolescente conhece um rapaz em uma festa da galera. Mike. Ao caminharem juntos, Mike dá um beijo em Aaron, acendendo nele o desejo por outro homem. Mas o pai de Aaron é conservador e violento.
Ep 4- "After dawn", belga. Dois amantes sofrem com um relacionamento onde o amor não é possível.
Ep 5- "Night of love", Israel. O mais trágico de todos, apresenta Yonatan (Omri Loukas, o próprio diretor e roteirista do filme) , um jovem de 18 anos que abandona o exército para visitar seu namorado em Tel Aviv. Para sua surpresa, o namorado não quer mais nada com ele. Yonatan, frustrado, resolve participar de um gang bang de homens soropositivos e fazer sexo sem camisinha. O filme é repleto de cenas de sexo explícito, em um trabalho visceral do próprio diretor/ator em cenas intensas de orgias.
Muito bom filme, com histórias pesadas que certamente não agradará quem busca finais felizes entre casais gays. É um mundo cão, onde o amor não encontra forma nem luz.

Um comentário: