sábado, 17 de abril de 2021

Porquê você não chora?


"Porquê você não chora?", de Cibele Amaral (2020)
Filme de abertura da Mostra competitiva de Gramado 2020, "Porquê você chora" foi escrito, dirigido e produzido por Cibele Amaral.O filme é uma produção de Brasília e toca em um ponto muito importante: no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. Com esses dados, Cibele Amaral contrói a história de Jessica (Carolina Santa Rosa), uma jovem estudante de psicologia com um passado traumático. Ela foi enviada pelos seus pais para estudar em Brasília, e levando junto a irmã pequena, Joyce. As professoras de Jessica, interpretadas por Elisa Lucinda e Cristiana Oliveira, passam uma atividade aos alunos: cada um deve fazer acompanhamento terapêudico com um paciente. Jessica se encarrega de acompanhar Barbara (Barbara Paz), uma mulher divorciada, portadora de borderline. O ex-marido ficou com a guarda do filho e isso intensificou sua condição. Jessica e Barbara criam uma relação de Paciente e Terapeuta e às vezes, essa situação se inverte.
Um drama realizado de forma simples mas com bastante intensidade pelo elenco de nomes fortes: além de Carolina, Barbara Paz, Elisa Lucinda e Cristiana Oliveira, no elenco tem Maria Paula, Rodrigo Brassoloto, Priscila Camargo e Andrade Jr.
O roteiro é bem esquemático, e muitas vezes, por conta das personagens das professora, sôa muito didático. mas no geral vale assistir pelo trabalho do elenco, pelo olhar feminino em um tema tão pesado e melancólico e pela dignidade da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário