domingo, 18 de abril de 2021

A terça parte da noite


"Trzecia czesc nocy", de Andrzej Zulawski (1971)
Impressionante estréia na direção do celebrado cineasta polonês Andrzej Zulawski, realizador do cultuado "Possessão", filme de terror com Isabelle Adjani que ele filmaria 10 anos depois.
Em "A terça parte da noite", Zulaswki antecipa vários temas que usaria em "Possessão": delírio, loucura, claustrofobia, dupla identidade, o mundo em desintegração. O filme foi co-escrito com seu pai, Miroslaw Zulawski, a quem o filme foi dedicado.
Michael ( alter ego do pai de Zulwoski, em ótima interpretação de Leszek Teleszynski), é um homem que teve sua família assassinada durante a ocupação alemã na Polônia durante a 2a guerra: sua mãe, esposa e filo foram mortos barbaramente. Michael se refugia na cidade, em um apartamento onde a dona Martha, está grávida e tem o rosto de sua falecida espoa (interpretada pela mesma atriz, Malgorzata Braunek).Michael decide cuidar da mulher e do filho dela e se oferece como cobaia para um Instituto que contrata poloneses para uma experiência: piolhos são inseridos em seus corpos para deixarem eles doentes com tifo e assim, descobrir a cura da doença. O experimento acaba trazendo consequências para Michael, que não consegue mais discernir o que é real ou pesadelo.
É impossível tentar compreender o filme em todas as suas complexas temáticas e intenções. Flertando com o surreal, o filme traz mais um impacto sensorial, com fotografa soturna, filmando em uma Polônia ainda devastada do pós-guerra, com ruas destruídas e decadentes. Uma experiência visual, sonora, com uma câmera na mão surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário