terça-feira, 27 de abril de 2021

Passageiro acidental


"Stowaway", de Joe Penna (2021)
Joe Penna é um cineasta brasileira que merece honras por estar ganhando seu espaço em Hollywood. Em 2018, ele lançou 'ótimo drama de sobrevivência "Ártico", com Maks Middelsen, repleto de dificuldades de produção. Agora, em "Passageiro acidental", ele repete o mesmo tema, porém incluindo mais personagens.
No futuro, uma missão espacial que sairá da terra para 2 anos de pesquisa em Marte é formado pela comandante Marina (Toni Collette), o biólogo David (Daniel Dae Kim) e a médica Zoe (Anna Kendrick). Para a surpresa de todos, eles descobrem um passageiro que acidentalmente estava na nave, Michael (Shamier Anderson), e que se acidentou antes da partida da espaçonave na Terra. Michael se desespera pois deixou sua irmã pequena para atrás, mas não h;a como retornar. Para piorar a situação, um painel se queimou e só ha oxigênio para três pessoas.
O filme tem alguns pontos positivos: o excelente elenco, surpreendente até para uma produção como essa, encabeçados pela maravilhosa Toni Colette e por uma Ana Hendricks emotiva. A produção lembra detalhes de filmes como "Alien, o 8o passageiro" e "Gravidade". Mas o roteiro tem muitos furos que é necessário ter o tal do suspensão de crença" para poder abarcar na história. Eu preferi assistir então ao filme como uma parábola moral sobre as questões sociais e dilemas que enfrentamos na vida onde não existe uma segunda opção. O filme ganha contornos sobre conflitos raciais a partir do momento que Michael, o intruso, é interpretado por um ator negro. Nesse mundo tão complexo, cabe às mulheres a força para decidir o destino de todos. Um filme interessante, mas prejudicado pela longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário