sexta-feira, 2 de abril de 2021

Aconchego da tua mãe


"Aconchego da tua mãe", de Adam Golub (2020)
Ótimo documentário LGBTQIA+ retratando a vida e luta de Indianare Siqueira, ativista trans, prostituta e vereadora suplente do Rio de Janeiro em 2016 pelo PSOL. Indianare também fundou a Casa Nem, uma Ong que recolhe pessoas trangêneras e travestis e as abriga na casa, uma ocupação que começou na Lapa, depois de musou para o Automovel Club e agora está em um prédio abandonado de Copacabana.
O filme é dirigido, escrito, produzido e fotografado por Adam Golub. O filme começou a ser rodado em 2016, e acompanha a campanha de Indianare para vereadora com o Slogan "Puta e travesti". Indianare teve o apoio de Marielle Franco, Marcelo Freixo e Jean Wyllys, e acabou se tornando vereadora suplente.
Em 2018, Marielle foi assassinada. Bolsonaro foi eleito presidente. Indianare rompeu com o Psol, a quem ela acusa de ser como a direita, não lhe dá direito de resposta. Ela acusa o Psol de er dito que a campanha dela seria agressiva demais e que ela não representa o partido. Indianare alega que em 2016 o Psol ganhou votou fazendo uso da voz e corpo das travestis na campanha.
O filme acompanha a trajetória de Bolsonaro desde candidato ate ser eleito, apresentando vídeos dele destratando travestis, gays, mulheres e negros.
O filme também pega depoimentos de moradoras da Casa Nem, que dizem a importância da Ong que as tirou das ruas e da prostituição.
A melhor parte é quando, durante a ocupação da Automóvel Club, Indianare diz que j;a estava de olho no espaço abandonado para invadir, quando fez sexo com os seguranças do local.
"Ocupar e resistir, permanecer pra garantir" é o grito de ordem de Indianare para conseguir as coisas seja na base do grito ou da luta. Um filme político, necessário e atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário