domingo, 4 de abril de 2021

Monstros


"Monstri", de Marius Olteanu (2019)
Que peça teatral formidável esse drama romeno LGBTQIA+ daria! Com 4 atores e um texto minimalista, alternando drama e um humor constrangedor em algumas cenas, o filme arranca 4 performances memoráveis do elenco, em especial os protagonistas, Dana (Judith State) e Andrey (Cristian Popa). O filme recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles, em Berlin.
"Monstros" usa uma estrutura estilística já vista em "Mommie", de Xavier Dolan: dividido em 3 capítulos, sendo os 2 primeiros em aspact ratio quadrado de 1:1 e no último, amplia para 2:35, dando uma sensação claustrofóbica de clausura e depois libertação.
Nos 2 primeiros capítulos, acompanhamos separadamente a mesma noite de Dana e de Andrey. Dana está no 1o segmento, ela chega de uma viagem a trabalho. Ao pegar um táxi, ela decide não ir para casa e ficar perambulando pela cidade, conversando com o taxista. No 2o segmento, vemos Andrey, seu marido, tendo um divertido encontro com um homem que ele conheceu pelo Grindr. O homem é cheio de toques e a relação sexual de ambos é desastrosa. O que aproxima od dois segmentos é uma ligação que um dá para o outro, ao som da melancólica música "Fireworks", de First aid kit. No 3o segmento, os dois se encontra, e seguem uma rotina. vão para uma festa de aniversário do filho de um amigo e logo depois discutem sua relação.O aspect ratio amplia para 2;35.
Quase um Bergman, é um filme sofrido, melancólico, sem esperanças. Não recomendo o filme para casais em crise ou em vias de separação. mas super vale para quem quiser assistir 4 performances fortes, dramática,s poderosas, minimalistas. É um filme de ritmo muito lento, para quem está acostumado com dramas romenos é ok, para quem nunca viu, vai querer abandonar em meia hora. Fotografia linda e trilha sonora repleta de canções tristes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário