terça-feira, 20 de abril de 2021

O eunuco e o flautista


"Nagarkitan", de Kaushik Ganguly (2020)
Premiado drama LGBTQIA+ hindu, totalmente falado no dialeto bengali. O filme foi feito em memória de todos os indivíduos que lutam pela mudança de gênero e que são assassinados barbaramente na Índia.
O filme lembra o drama de Neil Jordan, "Traídos pelo desejo". A narrativa trabalha em dois tempos, passado e presente, para aos poucos, trazer ao espectador a personalidade de Puti (Riddhi Sen, extraordinário), um garoto apaixonado pelo seu professor, mas que se sente traído quando ele resolve se casar com a irmã de Puti. Puti fica tão frustrada pelo fato do professor não assumir a relação dos dois que resolve fugir. Ele se faz passar por um eunuco, e vai pras ruas pedir dinheiro, sonhando um dia juntar dinheiro e fazer a cirurgia de mudança de sexo. Puti acaba conhecendo Madhu (Ritwick Chakraborty, ótimo), um entregador de comida de um restaurante chinês. Ambos se apaixonam. Madhu sabe que Puti é um rapaz, e o ama assim mesmo, mas evita comentar com as as pessoas de que aquela garota na verdade é um homem.
O filme, bastante realista, apresenta uma Índia pobre, dos marginalizados. Mas o foco é mesmo a questão do gênero, tratado aqui com muito respeito em relação ao personagem de Puti, que sofre homofobia e transfobia. Os atores são ótimos, a parte técnica : fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem são muito bons. Mas é um filme muito triste, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário