"Una siréne en Paris", de Mathias Malzieu (2020)
Imaginem uma versão de "A forma da água" com "Splash, uma sereia em minha vida", dirigida por Michel Gondry ou Jean Pierre Jeunet? Assim é essa deliciosa fantasia romântica, escancaradamente copiando referências dos filmes citados, mas por conta de seu belíssimo visual e estilização, trazendo nova identidade. O diretor e roteirista adapta o seu próprio livro, escrito em 2019. O filme narra a história de Gaspard (Nicolas Duvauchelle, de "Polissia" e ator fetiche de Claire Denis), um parisiense frustrado com a vida. Abandonado pela namorada, ele mantém um bar com o seu tio, Camille (Tchéky Karyo). Garpard é um sonhador: ele sonha em criar um teatro de variedades, mas descobre pelo tio que ter!ao que vender o bar. Ao andar pelo Rio Sena, Gaspard encontra uma sereia desmaiada no pier, Lula (Marilyn Lima). Ele a leva até um hospital, mas o médico que a atende, ouve o canto da sereia e morre. Gaspard resolve levá-la para casa e cuidar dela. Lula diz que precisa retornar para o rio em dois dias, senão morrerá. Para ajudá-lo, a vizinha Rossy (Rossy de Palma) é uma grande motivadora para que Gaspard volte a ser criativo e feliz. No entanto, a médica Milena (Romane Bohringer), cujo marido médico morreu com o canto da sereia, está no encalço dela.
É fácil identificar a excelente Rossy de Palma, atriz de Alodovar, interpretando o papel de Octavia Spencer em 'A forma da água", assim como Romane Bohringer a do cientista vilão. Com ótima direção de Mathias Malzieu, "Uma sereia em Paris" é uma delicia de filme para quem gosta de histórias de amor inusitadas e nostálgicas. Os cartões postais de Paris, com o Sena, Torre Eiffel são imbatíveis. As cenas com efeitos são bastante mágicas, a trilha sonora, do próprio diretor, muito bela e ainda traz "Je ne regertte rien", de Piaf, na trilha.
Os créditos iniciais e finais surgem com uma historinha feita de massinha, uma coisa muito fofa. Os dois atores principais têm uma ótima química, e vamos combinar que é um elenco de apoio mega luxuoso com Rossy de Palma, Thecky Cario e Rohmane Bohringer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário