"Judy & Punch", de Mirrah Foulkes (2019)
Premiado filme que teve exibição em importantes Festivais de cinema, como Sundance, Stiges, Deauville, Munich, "Punch & Judy" foi escrito e dirigido pela cineasta australiana Mirrah Foulkes, que estréia em longa com esse filme que mescla drama, fantasia e humor negro.
Eu nunca havia ouvido falar no teatro de marionetes "Punch & Judy". Fui pesquisar e vi que ele é bastante popular na Inglaterra desde o século XVI. É uma espécie de teatro de marionetes manuseados por 2 títeres, sempre com 2 personagens, que variam o tipo, e que vivem brigando entre si. O espetáculo é apreciado por crianças e adultos, e a temática varia com o seu público.
O filme se passa em uma época incerta, provavelmente na Inglaterra da época de Shakespeare. O filme dá vida a Punch (Damon Herriman) e Judy (Mia Wasikowska). Eles são um casal de títeres que fazem sucesso com o show Punch & Judy. Mas Punch é alcóolatra e maltrata Judy e a filha pequena do casal. Quando uma tragédia acontece, Punch coloca a culpa em um casal de idosos, acusado por ele de serem bruxos.
Com ótimas performances do elenco, o filme traz elementos do cinema de Tim Burton, com tipo estranhos e bizarros, escorraçados pela cidade para viverem à margem da sociedade . Não é um filme para crianças, pois investe bastante na violência gráfica. Excelente direção de arte, figurinos e maquiagem, além da fotografia. A trilha sonora é bastante eclética, trazendo elementos modernos, como sintetizadores, para um filme de época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário