sábado, 15 de agosto de 2020

Mulheres da Boca

"Mulheres da Boca", de Cida Aidar e Inês Castilho (1982)
Extraordinário documentário filmado em 1981 na famosa Boca do Lixo, apresentando um universo decadente e brutal de prostitutas, cafetões e malandros, O filme foi dirigido e roteirizado por duas mulheres, Cida Aidar e Inês Castilho. Elas se conheceram no coletivo feminista que editou o jornal Nós Mulheres entre 1976 e 1979. O grupo de estudos sobre a mulher da Fundação Carlos Chagas lançou os Concursos de Pesquisa sobre a Mulher, e elas decidiram propor um projeto de filme, ao invés de pesquisa acadêmica. O tema prostituição foi escolhido. O cineasta Chico Botelho, de "Cidade oculta", fez câmera e fotografou, com um olhar totalmente artístico sobre imagens violentas e contundentes dessa rotina mundo cão. O filme é documental, mas existe uma impressionante cena ficcionalizada para apresentar a tragédia das prostitutas agenciadas por cafetões escroque,s que roubam o dinheiro e ainda as estupram. NA cena, dois atores reproduzem uma dessas cenas; o cafetão discute e bate na mulher até encontrar dinheiro escondido, e depois resolve que quer fazer sexo com ela. A atuação, naturalista, é de fazer Fátima Toledo ficar impressionada com a força e realismo.
Outro momento antológico, é quando a câmera invade um prédio com milhares de apartamentos kitschenetes, com prostituas às dezenas espalhadas em um corredor fétido. aguardando os clientes. Lembra um abatedouro clandestino.
Nos depoimentos, tem dois momentos inesquecíveis: uma prostituta se auto-declara comerciante, e diz como ela faz para subornar e aliciar os policiais para ganhar proteção. Em outro, uma mulher diz que se sente tratada como animal, passando o dia em chiqueiros e sendo vista pelos clientes como objeto.
O filme apresenta também boites e hotéis das ruas à noite, tudo uma decadência repugnante. Na boite, mulheres dançam nuas no palco, sob olhares de homens e mulheres e ao som de "Je t'aime moi non plus". As imagens das ruas também são fortes: prostitutas de todas as idades, raças, incluindo uma que é doente mental e diversas grávidas.
Adoraria filmar uma versão ficcional desasas imagens. Um registro histórico impressionante de uma época, com figurinos, cortes de cabelo e descrição das ruas da Boca do Lixo.

Um comentário:

  1. Olá, Hsu!
    Parabéns pelo blog, muito legal e diverso.
    Você sabe aonde eu poderia acessar esse filme "Mulheres da Boca"? Abraço!

    ResponderExcluir