quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Popeye

"Popeye", de Robert Altman (1980)
Um dos mais injustiçados filmes da história do cinema, "Popeye" é o resultado de uma junção de alguns dos maiores talentos do cinema: o premiado cineasta Robert Altman, o fotógrafo italiano Giuseppe Rotunno, que fotografou obras primas de Visconti e Fellini,, e do mega produtor de Hollywood Robert Evans. Juntos, levaram às telas o famoso personagem dos quadrinhos Popeye, o marinheiro, criado por E. C. Segar em 1929. O filme foi rodado na Ilha de Malta, e levou quase um ano para ter o seu incrível cenário construído à beira das pedras do litoral.
Robert Altman, realizador de obras primas como "Nashville", "Mash"", Cerimônia de casamento" e outros, certamente seria o Diretor menos indicado para dirigir um filme infantil, com personagens bastante cartunescos. Mas desafio aceito, ele conseguiu transformar uma história bem difícil de levar às telas em personagens de carne e osso, e para tornar tudo um desafio ainda maior, transformou a empreitada em um grande musical, com todo o elenco cantando.
O filme conta a história do marinheiro Popeye (Robin Willians), que chega à pequena cidade de Sweethaven, em busca de seu pai, que está desaparecido há décadas. Na ilha, ele conhece alguns dos mais famosos personagens dos cartuns: Olívia Palito (Shelley Duvall), por quem se apaixona, mas está prometida para casar com malvado Blutu (Paul L. Smith). Popeye conta com a ajuda de Wimpy (no Brasil, Dudu (Paul Dooley), o grande comedor de hamburgueres, para poder tirar a tirania de Blutu na ilha.
O grande acerto do filme foi manter a caracterização dos personagens e dos cenários fiéis aos quadrinhos: direção de arte, figurino, maquiagem, tudo está absolutamente perfeito. O filme é de 1980, e não existiam efeitos de compitação gráfica, mas os efeitos mecânicos das lutas, do polvo gigante e tantos outros estão sensacionais.
Porém, nada teria funcionado sem o carisma e acerto monstruoso do casting: Robin Willians, Shelley Duvall, Paul L. Smith e Paul Dolley não poderiam ter sido escolhas mais acertadas. Originalmente, teria sido Dustin Hoffman e Lily Tomlin, ótimos atores, mas impensáveis pros papéis.
Uma deliciosa redescoberta, um filme mais para adultos nostálgicos do que para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário