Tudo em 'Dr Fantástico" virou história. Desde a interpretação tripla de Peter Sellers, que voltou a trabalhar com Kubrick depois de "Lolita"; os créditos iniciais, desenhados pelo diretor de arte cubano Pablo Ferro, em cima da imagem do avião B'52; a trilha sonora de Laurie Johnson; a fotografia de Gilbert Taylor; e claro, a direção de Stanley Kubrick, em um gênero pouco familiar: a comédia de humor negro. O filme foi adaptado do livro de Peter George, "Alerta vermelho". Para se inteirar da Guerra Fria, Kubrick leu mais de 50 livros sobre o tema. Peter Sellers recebeu na época um cachê milionário, 1 milhão de dólares, que correspondia 55% do orçamento do filme. Mas Kubrick deu uma ótima resposta aos produtores: "Paguei por três, o preço de seis".
O filme conta a história de um avião B'52 que recebe uma missão: explodir uma bomba na União Soviética, em plena Guerra Fria. Quando o Presidente dos Eatdos Unidos decsobre (Peter Sellers), ele manda cancelar a missão. Mas o General Buck (George C. Scott) diz ser impossível: nesse tipo de missão, após deflagrada a ação, é impossível manter contatos. O Presidente manda o Exército invadir a base militar onde se encontra o General Ripper (Sterling Hayden ), responsável por dar ordem de explodir a bomba. O Seu assistente, o Capitão Mandrake (Sellers), tenta fazer com que ele cancele a missão. Surge então o Dr Strangelove (Sellers), um cientista conselheiro do presidente, que fala com sotaque alemão e tem uma mão mecânica. Strangelove tenta dissuadir o Presidente, dizendo ser possível enviar uma quantidade de humanos para a base subterrânea e preservar a raça humana.
O filme tem cenas antológicas: a bomba com o militar cavalgando no ar, a cena da secretária do General Buck passando informações militares para Buck, que está no banheiro, e ela de calcinha e sutiã, a cena de Mandrake tentando fazer uma ligação com o presidente no telefone publico. Mas de fato, esse filme não existiria sem o gênio de Peter Sellers. Ele está perfeito, em 3 tipos totalmente diferentes um do outro. Um dos maiores gênios do cinema. O filme foi indicado a 4 Oscars, mas perdeu todos: Filme, Diretor, ator e roteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário