"The dark mirror", de Robert Siodmak (1946)
Clássico do cinema noir de 1946, traz uma performance antológica de Olivia de Havilland, no papel duplo das irmãs Terry e Ruth, e que acabou inspirando a novela brasileira "Mulheres de areia", com as famosas Ruth e Raquel.
O filme foi dirigido por Robert Siodmak, que havia terminando de lançar sua obra-prima "Os assassinos".
Um médico é encontrado assassinado em seu apartamento. Pela descrição das testemunhas que viram uma mulher saindo do prédio, a polícia acaba encontrando Ruth (Olivia de Havilland), uma vendedora de uma banca de revistas no prédio do médico. Para as surpresa de todos, Ruth tem uma irmã gêmea,Terry. Quando a polícia as interroga, na presença do psiquiatra Dr Scott Elliot (Lew Ayres), percebem que as irmãs se protegem, e nenhuma delas entrega a outra. O psiquiatra Scott decide fazer terapia com ambas, usando métodos freudianos, para tentar entender a psicologia de cada uma e ver qual delas seria uma assassina em potencial.
O roteiro, escrito por Nunnally Johnson, em cima de um texto original de Vladimir Pozner, é uma delícia, alternando romance, drama, suspense e situações memoráveis para o talento de Olivia de Havilland, que constrói duas personalidades totalmente distintas. A parte curiosa vai para os bastidores: Olivia de Havilland começou, na época, a frequentar o Actor's studios e sugeriu a todo o elenco que consultassem um psiquiatra para estudarem a personalidade do personagem que interpretariam. Um filmaço.
na verdade, o filme que inspirou a novela mulheres de areia foi 'uma vida roubada', com bette davis no papel das gemeas. ha no filme a sequencia crucial do acidente de barco que culmina na troca de personalidade das irmãs e que foi copiada exatamente pela autora da novela, ivani ribeiro.
ResponderExcluir