"Vanina Vanini", de Roberto Rosselini (1961)
Adaptação de um conto escrito por Stendhal em 1820, "Vanina Vanini" é um dos filmes mais criticados do Mestre Roberto Roselini, famosos pelas suas obras-primas do neo-realismo italiano, como "Roma, cidade aberta", e pelos filmes que fez com Ingrid Bergman, cuja história pessoal como amantes fizeram a opinião público irem contra eles.
Vanina Vanini é interpretada por Sandra Milo. O produtor M=ris Ergas era casado com Milo e queria que o filme fosse um trabalho que a lançasse ao mundo. No entanto, o filme foi um grande fracasso de crítica e público.
Vanina Vanini é uma princesa italiana moradora de Roma no ano de 1823, quando a Itália estava sob um conclave para decidir o sucessor do Papa Pius VII . Roma esta fechada para visitantes. Uma carruagem chega com Vanina, e dentro da carruagem estão, entre outros, Pietro (Laurent Terzieff). Ele veio camuflado, com a missão de assassinar um traidor. Vanina, casada acaba se apaixonando por Pietro e participa das reuniões secretas dele com a organização que ele faz parte, os carabinieri. Mas a paixão fará com a tragédia se abata sobre eles.
Impossível não lembrar da obra-prima de Visconti, 'Sedução da carne", com uma trama muito parecida, porém ambientada em Veneza. Na comparação, 'Sedução da carne"se sai melhor, em termos de atuação, roteiro e direção. "Vanina Vanini" é belo, mas o excesso de melodrama atrapalha o filme, com um ritmo bastante arrastado. O filme foi quase todo rodado em CInecittá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário