quarta-feira, 10 de março de 2021

Glen ou Glenda


"Glen or Glenda", de Ed Wood (1953)
Considerado um dos piores filmes de todos os tempos, "Glen ou Glenda" tem um grande mérito indiscutível: foi um filme que trouxe dois temas muito à frente de seu tempo à pauta: Cross dresser, e o ser intersexual. Até há pouco tempo, e rotulado no filme, o primeiro caso se chamava de travestismo, e o segundo caso, de hermafrodita.
Quando uma travesti se suicida, o Inspetor Warren decide ir até o psicólogo para entender mais sobre esse universo pouco conhecido. O Dr relata dois casos: o de Glen, que gosta de se vestir de Glenda, e pega casacos femininos de sua namorada para se vestir; e o de Alan, nascido homem mas que nasceu com os dois sexos e optou pelo feminino, se chamando agora de Anne.
O que tornou o filme muito conhecido, além das histórias e narração curiosas, foi o enxerto de cenas de documentário aleatórios, como batalha em guerra, manada de búfalos, ataques aéreos, etc, com cenas de Bela Lugosi falando um texto mais apropriado a filmes de terror, cujos diálogos não t6em nada a ver com o filme em si.
Tudo isso tornou o filme um evento imperdível, do tipo "quanto pior melhor". O próprio diretor Ed Wood interpreta Glen, e é divertido ver a sua figura masculina e forte vestindo roupas femininas. Uma cafonice desastrada mas bastante saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário