domingo, 28 de março de 2021

As regras do filme noir


"The rules of film noir", de Elaine Donnelly Pieper (2009)
Excelente documentário sobre um dos gêneros mais amados e cultuados do cinema americano: o filme noir. O cineasta Paul Schrader, o fotógrafo Roger Deakins, outros técnicos, críticos de cinema e ensaistas dão suas impressões sobre o Noir, além de citar cenas de seus filmes preferidos.
Schrader diz que se não fosse a 2a guerra mundial, não teria existido o Noir: o êxodo de diretores, técnicos, diretores de arte, fotógrafos e atores fugidos da Alemanha para os Estados Unidos fez com que toda a linguagem do expressionismo alemão fosse absorvido pelo cinema americano que estava querendo fazer filmes baratos e com pouca iluminação. Billy Wilder e fritz Lang foram alguns desses cineastas, e dos atores, vieram Peter Lorre e Marlene Dietrich. Além deles, Humpray Bogart, Lauren Bacall, Rita Hayworth, Robert Mitchun, Barbara Stainwick, Orson Welles são constantemente vistos em várias produções do período.
Os temas são os mesmos : policias corruptos, mulheres fatais, traficantes, detetives, homens inescrupulosos, narração em off, preto e branco, armas e tiros em ambientes claustrofóbicos e perigosos. O clima é de total paranóia, advindo da ameaça constante de guerra e do desemprego, depressão. Após a 2a guerra mundial, os filmes ficaram mais violentos: isso porquê técnicos testemunharam os horrores da guerra e trouxeram essa experiência sensorial para os filmes, esse medo constante da morte que rodeia. Os roteiros geralmente eram adaptados de Pulp fictions, literatura barata.
"A marca da maldade", de 1958 é considerado o último filme do gênero. Vale assistir a esse documentário, que é um verdadeiro compêndio do que melhor se produziu na época, entre os anos 40 e 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário