sexta-feira, 26 de março de 2021

Cinema contemporâneo


"Cinema contemporâneo", de Felipe André Silva (2020)
Excelente curta pernambucano metragem de apenas 5 minutos de duração, composto unicamente por imagens de arquivo. Impressiona o fato da concisão de sua mensagem, o que muita gente faria em 15, 20 minutos, o autor o faz em precisos e contundentes 5 minutos.
O filme traz um relato pessoal do realizador: ele foi estuprado aos 10 anos de idade. Todos os homens presentes na foto borrada de certa forma abusaram dele. Felipe foi aconselhado por um amigo ator a esquecer esse papel de vitima e partir pra frente, mas ele não quer deixar de ser a vítima pois o foi. Os traumas desse passado o atormentam até hoje, e ele resolveu fazer o filme para expiar esse fantasma através da imagem da foto e em uma voz off, de um ator, se colocando no lugar do realizador.
O interessante do filme é que ele foi pensado também como uma resposta a muitos críticos de cinema que registraram um descontentamento com a recente safra de documentários narrados em 1a pessoa. O autor diz que somente ele sabe de suas dores e ninguém mais poderia narrá-lo.
"Cinema contemporâneo" é uma aula de cinema, de edição e de roteiro. Brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário