quinta-feira, 4 de março de 2021

Kapana


"Kapana", de Philippe Talavera (2021)
Filme histórico por ser a primeira produção da Namibia a focar na história de um casal gay, o título "Kapana" significa o vendedor de churrasquinho nas ruas.
O filme tem um crédito que anuncia que na Namíbia, ser homossexual é crime, e a prática é passível de prisão. Ser um portador de HIV é duplamente um preconceito enorme pelo ponto de vista da população.
Semeon (Simon Hanga) trabalha e de noite gosta de curtir com seus amigos. Semeon é enrustido. Ele troca olharem uma noite com George ( Adriano Visagie), um gay assumido. Após incertezas, Semeon acaba transando com George e os dois se tornam amantes. Quando Semeon descobre que George é portador de HIV, fica revoltado com ele. George pede desculpas, e diz que sempre se preocupou com a segurança dele, usando camisinha. Mas Semeon não consegue admitir que o outro mentiu.
Com excelentes atuações de todo o elenco, "Kapana" é um filme de produção bastante simples. Mas isso não tira a forca de sua história e da mensagem sobre superação e aceitação. É um filme corajoso, pelas questões políticas e sociais na Namíbia, e também, carinhoso e cuidadoso com os personagens, sem torná-los pesados demais. O filme foi muito bem recebido em diversos Festivais mundo afora.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário