domingo, 28 de março de 2021

Boa noite


"Da Yie", de Anthony Nti (2019)
Impressionante multi-premiado curta de Gana, escrito e dirigido pelo cineasta Ganense Anthony Nti que aos 10 anos de idade, migrou com a família para Bruxelas. A equipe é mesclada com Ganeses e Bruxelenses, e o roteiro tem um tom autobiográfico. O filme ganhou quase 70 prêmios internacionais em importantes Festivais, como Clermont Ferrand e Berlin, e está concorrendo ao Oscar da categoria 2021.
Ompossível não se lembrar de "Cidade de Deus"e "Moonlight". Do primeiro, o filme pega a cena inicial, crianças correndo atrás da galinha, a narrativa da câmera na mão, a fotografia que explora beleza nas cores e texturas da favela. De "Moonlight", o filme empresta o adulto que ensina a criança a nadar na praia, um educador. Mas o filme trata de temas pesados: pedofilia, abuso sexual de menores, drogas, traficantes, tudo misturado aà uma cidade onde a lei é de quem tem o poder, e as crianças estão à mercê dessa violência social e econômica.
A fotografia e câmera de Pieter-Jan Claessens é de se louvar, além das performances das duas crianças, Prince (Prince Agortey) e Mathilda (Mathilda Enchil), que nunca atuaram antes, mas exploram todos os sentimentos e emoções de forma brilhante, espontânea. Primoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário