domingo, 7 de março de 2021

Mulher oceano


"Mulher oceano", de Djin Sganzerla (2020)
Filha dos cultuados cineastas Helena Ignez e Rogério Sganzerla, a atriz Djin Sganzerla agora estréia na direção em um provocativo e poético longa, acumulando as funções de co-roteirista, produtora e protagonista em papel duplo. Ousado, o filme foi rodado no Japão e no Rio de Janeiro.
De imediato, assistindo ao filme, me lembrei dos clássicos "A dupla vida de Veronique", de Kieslowski, e "Encontros e desencontros", de Sofia Coppola. No primeiro, a questão do Dopleganger, e no segundo, a solidão em um país onde a língua e a cultura são muito distantes e traduzem em existencialismo. A fotografia, bela e traduzindo em imagens as questões filosóficas de ambas as personagens em belo registro das locações e principalmente, as cenas aquáticas, captadas por André Guerreiro Lopes.
Hannah (Djin) é uma escritora que se refugia em Tokyo para escrever um livro. Recém separada de Rafael (Gustavo Falcão), Hannah, em seu último momento no Rio, se impressionou com a imagem de uma mulher que atravessa a praia da Urca, Ana. Ana (também Djin), é uma mulher que trabalha em um banco, e está se preparando para um torneio de natação. Essas duas histórias, sem jamais se entrelaçarem, se tornam uma o espelho da outra, assim como no filme de Kieslowski. A presença do mar, a sensação de insatisfação pessoal e profissional, o vaio, a calmaria que o mar trás. É um filme com muitas inflexões espirituais e metafísicas bem apropriadas ao cinema de Kieslowski, que tanto faz falta. Djin faz um cinema bem particular, bem diferente dos filmes que seus famosos pais fazem. Uma grande revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário