quarta-feira, 17 de março de 2021

A voz humana


"The human voice", de Pedro Almodovar (2020)
Curta-metragem de Almodovar lançado no Festival de Veneza 2020 em plena pandemia e causando um enorme furor. O filme foi rodado na pandemia, e é um encontro de monstros do cinema: Almodovar, Tilda Swinton e a peça de teatro de Jean Cocteau, livremente adaptada para o filme. A peça já foi adaptada ao cinema diversas vezes, sendo a mais famosa tendo como protagonista a diva italiana Anna Magnani, dirigida por Roberto Rosselini.
Tilda, assim como boa parte do repertório de Almodovar é uma mulher abandonada pelo amante. O homem foi embora há 4 dias, e ficou de passar na casa onde a mulher mora para pegar as malas e o cachorro. A mulher ansiosamente espera por ele, torcendo por um reencontro, que não acontece. Durante meia hora de filme, ela fala ao telefone ansiando pela voz do amante, mas ela fala sozinha e relembra toda a relação.
Almodovar trabalha com sua trupe de sempre: o fotógrafo José Luis Alcaine, o compositor Alberto Iglesias e seu irmão podutor Augustin Almodovar.
A direção de arte é montada em cenários de um estúdio de cinema. Os figurinos, chiqúerrimos, conferem luxo e glamour. E claro, Tilda Swinton sintetiza todas as mulheres Almodovarianas: intensas, apaixonadas, traídas, surtadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário