sábado, 27 de março de 2021

O presente


"The present", de Farah Nabulsi (2020)
Meu Deus, me acabei de chorar no final desse comovente e poderoso curta palestino, escrito e dirigido pela cineasta Farah Nabulsi e vencedor de dezenas de prêmios internacionais, entre eles, o de Clermont Ferrand. Em brilhantes e potentes 25 minutos, "O presente" narra o conflito na Palestina em terras disputadas por Israel.
Yousef (Saleh Bakri) quer comprar um presente de aniversário de casamento para sua esposa, Noor (Mariam Basha). Yousef leva sua filha pequena Yasmine (Mariam Kanj) para atravessar o check point controlado por soldados israelenses e poder ir no mercado fazer compras. Mas a burocracia e o preconceito dos soldados israelenses atrapalham os planos de Yousef.
Cada minuto desse filme é dosado de emoção e muita tensão. A edição e a direção constróem brilhantemente uma narrativa que todos acreditamos acabar em sangue. É tenso, é repleto de drama e o desfecho coroando os novos tempos. Palmas em pé para o talento dos atores, do ator que interpreta o pai e da menina Mariam Kanj, impressionante em sua complexa e observadora personagem. Um hino pela Paz e pelo futuro da humanidade.
.O filme concorre ao Oscar de melhor curta em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário