domingo, 21 de março de 2021

Lições persas


"Persian lessons", de Vadim Perelman (2020)
Indicado pela BieloRússia à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2021, "Lições persas" é u,a incrível história baseada em fatos reais, trazendo à tona lembranças dos filmes "A vida dos outros" , alemão vencedor de Oscar estrangeiro sobre a amizade improvável entre um informante do governo e um espião, e "Filhos da Guerra", de Agniezka Holland, também baseado em história real sobre um judeu que se faz passar por alemão.
Em "Lições persas", temos um judeu que se faz passar por persa para não ser morto pelos soldados alemães. A caravana onde ele estava, repleta de judeus a caminho da Suíça, Um dos judeus troca um sanduiche por um livro persa com Gilles (Nahuel Pérez Biscayart), um bela judeu. Ao anunciar ser persa, os aoldados o levam até o Comandante Klaus (Lars Eidinger), que coordena a cozinha do campo de concentração. Klaus deseja montar um restaurante em Istambul e quer ter aulas de persa e pede para Gilles lhe ensinar. Gillles obviamente inventa a língua, e teme ser pego em flagrante, caso esqueça alguma palavra.
Com duas performances poderosas envolvendo uma amizade improvável, "Lições persas" mostra os horrores da guerra dentro de um campo de concentração. O filme não traz muitas novidades para quem já está acostumado a ver filmes sobre o Holocausto, mas vale a curiosidade de acompanhar uma historia tão surpreendente sobre uma pessoa que teve muita sorte na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário