domingo, 21 de março de 2021

Entre o Paraíso e a Terra


"Between heaven and earth", de Najwa Najjar (2019)
Drama palestino vencedor de diversos prêmios internacionais, foi escrito e dirigido pela cineasta Najwa Najjar. O filme apresenta um casal, Salma
(Mouna Hawa) e Tamer (Firas Nassar). Ela israelense, se mudou para a Cisjordânia e conheceu o palestino Tamer. Casados há cinco anos, Salma agora quer o divórcio. Tamer ainda a ama, mas Salma não quer voltar atrás de sua decisão. O Divórcio precisa ser desfeito no cartório de Israel. Ao chegarem lá, após tensão na fronteira, Tamer descobre que o nome do seu pai está errado no seu documento,e precisa ser corrigido. Quem poderá ajudar é a ex-esposa de seu pai, e para isso, ele precisa localizá-la. A busca da verdade sobre o seu pai irá desencadear uma história sobre a libertação de uma aldeia palestina.
"Entre o Paraíso e a Terra" é um bom filme que mistura contexto social com o passado conflituoso e ainda vigente entre israelenses e palestinos. O filme acaba sendo um road movie: o casal conhece pessoas pelo caminho, dão carona e essa relação entre os estranhos irá abrir a mentalidade de ambos sobre os conflitos. Boa performance do casal principal, e uma direção segura da cineasta são grandes méritos para se assistir ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário