segunda-feira, 8 de março de 2021

Caros camaradas!


"Dorogie Tovarischchi!", de Andrey Konchalovskiy (2020)
Puta que o pariu, que obra prima esse drama russo indicado a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021, e vencedor do Prêmio especial do juri de Veneza 2020. Dirigido por Andrey Konchalovskiy, irmão de Nikita Mikhalkov e que teve uma extensa carreira nos Estados Unidos, O filme é baseado em uma tragédia ocorrida durante o regime comunista pós Stalin, sob a presidência de krushov: no dia 1 de junho de 1962, na cidade de Novotcherkassk, ao sul da Rússia, 5 mil operários caminharam até o parlamento para reclamar pelo aumento de preços da comida e da redução salarial. O governo os recebeu à balas: 27 mortos, 7 executados e dezenas de feridos, além de 200 presos. Essa história foi abafada pelo governo, e somente veio à tona com a queda do comunismo em 1980.
A protagonista é Lyusa (uliya Vysotskaya, esposa do cineasta), uma funcionária exemplar do Governo e do regime comunista. Stalinista, ela lamenta a morte do grande presidente mas segue fiel ao partido. Sua filha, a adolescente Sveta (Yuliya Burova), trabalha em uma fábrica e se junta aos grevistas. Sua mãe a proibe de participar. Quando Luyda presencia o massacre e a sua filha desaparece, ela repensa seus conceitos políticos e vai em busca da filha.
Konchalovsky realiza um poderoso drama, protagonizado por duas atrizes vibrantes, vigorosas e comoventes em suas performances. Filmado em dramático preto e branco, "Caros camaradas!" parece uma versão russa de "Desaparecido-um grande mistério", de Costa Gavras. Ao invés de Jack Lemmon que vai até o Chile da ditadura militar em busca do filho desaparecido, temos uma mãe que fará de tudo para descobrir o paradeiro da filha.
Para quem gosta de dramas densos históricos, baseados em triste página da história russa, o filme é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário