sábado, 27 de março de 2021

Quem é essa garota?


 

"Who's that girl?", de James Foley (1987)
Lançado em 1987, "Quem é essa garota?" foi uma grande aposta da Warner Brothers unindo 3 grandes talentos que vieram de grandes sucessos de crítica e público do cinema independente em 1985: "Griffin Dune", de "Depois de horas", de Scorsese, James Foley, o diretor, de "Caminhos violentos" e a grande estrela na época Madonna, emergindo depois do grande estouro de "Procura-se Susan desesperadamente". James Foley já havia dirigido Madonna em clips clássicos, como "Dress you up" e "Like a virgin".
A idéia era fazer uma screw ball comedy, comédias amalucadas que tivesses as situações surreais dos desenhos do Pernalonga. Kikki Finn, personagem de Madonna, é praticamente a Pernalonga de saias, botando Nova York inteira de cabeça pra baixo.
Nikki é liberada da prisão por onde passou injustos 4 anos, acusada de assassinar seu namorado. Ela quer ir atrás do mandante do crime. Ela esbarra com London (Griffun Dune), um faz tudo do futuro sogro, às vésperas do casamento coma filha dele, Wendy. Acontece que o sogro é o mandante do crime e quer que London pegue Nikki na penitenciária e a embarque em um ônibus que a despache para Pensylvania. Mas Nikki já está decidida a limpar seu nome e coloca London para ajudá-la na missão.
O filme foi destruído pela crítica e desprezado pelo público. É fácil entender, não porquê o filme seja ruim, mas porquê tem um tipo de humor que esbarra nas sandices de filmes como dos irmãos Marx ou dos desenhos animados, e o público não curtiu. Uma pena, pois o filme é hilário, apesar de super ingênuo, e tem gagas avassaladoras, como nos desenhos de Pernalonga. Madonna se dá muito bem na comédia, e criou uma personagem bem própria para a sua persona. Seu visual no filme, virou icônico, e suas músicas pra trilha sonora foram enorme sucesso. Para quem curte um passatempo leve e descompromissado, e uma boa pedida rever essa nostalgia dos anos 80.
Daniel Barbosa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário