quinta-feira, 4 de março de 2021

Um garoto na multidão


"En enfant dans la foule", de Gerard Blain (1976)
Drama clássico e esquecido francês LGBTQIA+, concorreu à Palma de Ouro em Cannes em 1976, e é um relato semi-autobiográfico de seu diretor, Gerard Blain, um dos expoentes da Nouvelle vague francesa.
O filme se passa em 1944, durante a ocupação alemã na França. O menino Paul (César Chauveau), de 12 anos é abandonado por seu pai. Sua mãe o despreza. O único alento de Paul são as ruas, onde ele encontra furtivamente com soldados alemães e franceses, fazendo sexo com eles, bebendo e fumando. Em troca, Paul recebe carinho e comida para distribuir na sua casa.
Polemico e controverso, o tema principal do filme é a pedofilia e o desejo sexual de um menino por adultos, supostamente em troca de comida. O jovem ator César Chauveau faz um trabalho bastante ousado e visceral, e certamente nos dias de hoje seria mais complexo faezr um filme com um tema tão explosivo. Gerard Blain mostra no final do filme Paul sendo convocado para fazer figuração em "O Boulevard do crime", obra-prima de Marcel Carné, e a partir daí, sua vida muda. O filme lembra "Os incompreendidos", de Truffaut, porém com uma história muito mais corajosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário