quarta-feira, 17 de março de 2021

Não olhe para baixo


"Haute perches", de Olivier Ducastel e Jacques Martineau (2019)
Nossa, e eu que achei "Malcoln & Marie" um filme chatíssimo, onde a embalagem estilizada disfarçava o marasmo do filme, era porquê ainda não tinha visto essa produção francesa, "Não olhe para baixo". Dirigido pela mesma dupla do ótimo "Theo & Hugo", um drama LGBTQIA+ repleto de cenas de sexo explícito, em "Não olhe para baixo" os cineastas encaretaram e deixam tudo implícito.
Todo filmado dentro de um apartamento em Paris de decor vintage, de frente para a Torre Eifell, o filme apresenta 5 personagens: 4 gays e uma mulher hetero. Veronika, Lawrence, Maruis, Nathan e Louis não se conhecem, mas se encontram no apartamento de um homem que os uniu em uma única missão: vingança. Todos os cinco têm motivo de sobra para se vingar e torturar o homem que está trancado no quarto. Abuso sexual, mental, relacionamento tóxico. Um a um vão entrando no quarto e realizam atos que o espectador desconhece.
O filme parece uma versão independente e gay de "O assassinato no expresso do oriente", quando se descobre que o assassino na verdade eram todos. Só que o filme é extremamente teatral, sem ritmo, verborrágico até a medula e sem cenas memoráveis. Parece um filme dos anos 80 de Jean Jacques Beineix, repleto de cores fortes e neons. A trilha sonora é boa, mas nem ela consegue trazer interesse ao filme. Bons atores procuram defender seus personagens, mas a falta de carisma e todos eles os afastam do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário