domingo, 27 de junho de 2021

The ice road


"The ice road", de Jonathan Hensleigh (2021)
Drama de ação e suspense dirigida e escrita por Jonathan Hensleigh e protagonizada por Lian Neeson. Jonathan Hensleigh dirigiu em 2004 "O justiceiro", baseado em quadrinhos da Marvel, numa época onde a Marvel ainda não produzia os seus próprios filmes. Lian Neeson volta ao personagem que o caracterizou nas últimas décadas: a do homem pacato que se envolve com vilões e precisa ajudar a salvar o mundo, ou parte dele. É impressionante a longevidade de Neeson nesses papéis, e melhor, a dignidade que ele traz aos projetos, por mais simples e mais do mesmo que eles sejam.
Dessa vez, Neeson interpreta Mike, um caminhoneiro americano que trabalha na gelada região de Winnipeg, Manitoba, no Norte do Canadá. Ele trabalha junto de seu irmão Gurty (Marcus Thomas, excelente), um ex-soldado americano que combateu no Iraque e que voltou com problemas neurológicos. Ambos são demitidos de uma empresa após Marty defender seu irmão dos colegas de trabalho que o chamaram de retardado. Marty é chamado para uma missão, o que vem a calhar, pois precisa de dinheiro: levar um carregamento até uma mineradora, onde houve um acidente e onde 26 mineiros estão enterrados, esperando socorro. Marty é contratado por Goldenrod (Laurence Fishburne) , que lidera o comboio, onde tambem vão Marty, Tantoo )Amber Midthunder, ótima) e Varnay (Benjamin Walker), um representante da seguradora. Eles precisam atravessar o Ice road, uma estrada formada por gelo e cuja superfície é o rio. Somente caminhoneiros experientes podem atravessar o ice road, correndo o risco de afundarem.
O filme tem ótimos efeitos, principalmente da Ice road, e boas cenas de ação. O roteiro é esquemático: os bons são bons, e os maus, muito maus. A locação é cinematograficamente bela, com linda fotografia. Mas o que mantém a atenção do espectador é o ótimo trabalho dos protagonistas, bastante carismáticos. Um passatempo dos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário