domingo, 20 de junho de 2021

Luca


"Luca", de Enrico Casarosa (2021)
Todo mundo que assiste "Luca" se lembra logo do clássico "A pequena sereia". Mas muita gente também enxerga nessa animação da Disney Pixar uma metáfora do "diferente", que pode servir tanto para questões sociais, raciais ou de identidade de gênero.
Luca (voz de Jacob Tremblay) mora com seus pais, Daniela (Maya Rudolph) e Lorenzo (Marco Barricelli) nas profundezas do mar mediterrâneo. Eles são integrantes de seres marinhos. A mãe de Luca lhe diz para jamais subir à superfície. Um dia, Luca conhece Alberto (Jack Dylan Grazer) que o convida para ir à superfície. Luca cede à tentação eoa chegar em terra firme, se surpreende que ele ganha o corpo de um garoto humano, assim como Alberto. Luca se encanta com a cidade, fazem amizade com a espevitada Giulia (Emma Berman). Mas os garotos da cidade, que querem caçar a lenda dos monstros marinhos, estranham a presença de Luca e Alberto.
Simpática aventura infantil, que valoriza a amizade entre as crianças, "Luca" é uma delicia que traz a nostalgia dos anos 50 e 60 de filmes clássicos italianos e das canções populares. Certamente fará a alegria de pequenos e dos pais que irão se esbaldar com a beleza dos cenários e com a delicia das músicas. A svozes originais são ótimas, defendidas por um super elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário