sexta-feira, 18 de junho de 2021

Sonata de Tokyo


"Tokyo sonata", de Kiyoshi Kurosawa (2008)
Realizador de filmes de terror e suspense, o aclamado cineasta Kiyoshi Kurosawa fez de "Sonata de Tokyo uma das grandes obras primas do cinema japonês contemporâneo. O filme recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles, o Grande prêmio do juri da Mostra um certo olhar em Cannes 2008.
O filme é um retrato cruel do desemprego e da crise econômica no Japão, um país notório pelo alto índice de suicídio, uma sociedade que não aceita o fracasso.
Ryuhei (Teruyuki Kagawa), Megumi (Kyôko Koizumi), Takashi (Yû Koyanagi) e Kenji (Kai Inowaki) formam uma família feliz que mora numa confortável casa de dois andares. Ryuhei, o patriarca, trabalha em uma grande empresa. Sua esposa, Megumi. é dona de casa. Takashi, o filho maior, deseja se alistar no exército americano e lutar na guerra do Iraque. e Kenji, o filho menor, sonha em aprender a tocar piano, contra a vontade de seu pai.
Quando Ryuhei é demitido do emprego, ele fica com vergonha de anunciar à sua família, e vaga pelas ruas, fingindo continuar o trabalho. Ele reencontra um amigo de adolescência, Kurosu, que também está desempregado e ensina uns truques à Ryuhei para fingir em casa que está trabalhando. Mas Ryuhei se sente cada vez mais frustrado, fazendo entrevistas que não dão em nada.
O filme lembra o francês "O adversário", e tem o mesmo peso dramático. A sensação que fica é que o filme se encaminha para uma grande tragédia. Os atores estão todos formidáveis em personagens complexos e ricos em camadas. Um grande filme, forte e devastador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário