quinta-feira, 3 de junho de 2021

Mãe adolescente


"Teenage mother", de Jerry Gross (1967)
Um obscuro cult de 1967, "Mãe adolescente" é um exploitation que chocou na época pela cena do parto, filmado em uma maternidade de forma documental, inserida no filme para ilustrar a aula de educação sexual que a personagem da professora Peterson (Julie Ange) expõe aos pais conservadores dos alunos. A cena é filmada de forma crua e chocante, com o cirurgião utilizando instrumentos hoje obsoletos, mas que parece que vai dar tudo errado e que a criança vai ser morta pelos instrumentos apavorantes.
O filme se passa em uma cidade pequena, onde chega a Sra Petersen, que será a professora de educação sexual, uma matéria inédita e revolucionária para os padrões conservadores da cidade. A aluna Arlene namora Tony, mas passa a ficar enciumada, achando que Tony está flertando com a professora. Arlene mente que está grávida, e essa notícia irá mudar a vida de todos, principalmente de Tony e da professora, que será punida pelos pais e professores.
O filme é filmado naquele estilo exploitation que eu adoro: atores amadores, fotografia suja, perversidade e segundo um jornalista, uma versão "grindhouse"de "Juno". Mas a melhor sequência é da boite, com todo mundo dançando ao som de rock. É hilária a forma como o povo dança, um excelente registro de época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário