terça-feira, 1 de junho de 2021

Faces


"Faces", de John Cassavetes (1968)
4o longa de John Cassavetes, o papa do cinema independente americano, lançado em 1968, três anos depois de iniciadas as filmagens, em 1965. Cassavetes havia vindo de um fracasso, "A minha esperança é você", com Burt Lancaster, Judy Garland e Gena Rowlands, na primeira parceria do casal. Mas Cassavetes brigou com o produtor Stanley Kramer e acabou ficando mal visto na indústria. Acabou realizando "Faces" da forma como realizou seu primeiro filme, "Sombras", : com amigos, sem pagar cachê. O filme acabou ganhando 2 prêmios no Festival de Veneza, e ainda teve a inédita indicação de 3 Oscars, para ator e atriz coadjuvante e melhor roteiro.
Talvez o crédito mais curioso do filme seja o de Steven Spielberg, em sua estréia, como assistente de produção.
O filme, rodado em Los Angeles, foca em 4 personagens durante o período de 12 horas: Richard (John Marley) é casado com Maria (Lynn Carley). Mas quando Richard anuncia para Mary que quer o divórcio, ela decide ir até um bar com as amigas de meia idade. Richard vai procurar a prostituta de luxo Jeanne (Gena Rowlands), muito mais jovem do que ele. Mary e as amigas acabam sendo seduzidas por um jovem, Chet (Seymour Cassel), um bon vivant. As amigas ficam encantadas com a jovialidade de Chet, mas é Mary quem ele quer.
O filme, totalmente improvisado, tem o estilo que tanto marcou Cassavetes: câmera na mão e a lente colada nos rostos dos atores. Cenas longas, muitos diálogos espontâneos. O filme discute o envelhecimento, relações, sexo na meia idade, alcoolismo , machismo e a sociedade patriarcal. O tema do divórcio ainda era algo inédito, e é o tema principal do filme, o que provoca a desestrutura emocional do casal principal, que não encontra mais a felicidade no relacionamento.
Rodado em preto e branco e com 130 minutos de duração, o filme tem nos 4 atores principais a grande força , em trabalhos espetaculares. O filme renderia uma excelente peça de teatro para 4 personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário