quarta-feira, 13 de maio de 2020
O balão preto
"The black balloon", de Benny Safdie e Josh Safdie (2012)
Os irmãos Benny Safdie e Josh Safdie se tornaram grandes cineastas do cinema independente, recebendo prêmios e elogios de toda a crítica internacional muito por conta de seus dois filmes mais famosos: "Bom comportamento", com Robert Pattinson, e "Jóias brutas", com Adam Sandler.
"O balão preto" , curta dirigido pelos irmãos, é uma homenagem à "O balão vermelho", do francês Albert Lamorisse, curta vencedor do Oscar em 1956 e que mostrava em tom de fábula um balão vermelho que se aproxima de uma criança melancólica em Paris, se tornando seu amigo.
Mas no filme dos irmãos Safdie, o tom é muito mais cruel e realista. não existe lugar para o conto de fadas. Logo no início, o coordenador de uma excursão de crianças em Nova York, segurando 100 valões, atravessa estressado as crianças pelas ruas. Ele acaba soltando os balões sem querer , que voam pela cidade. O único balão preto, que difere dos coloridos, pousa em uma árvore e é levado pelo gari, que o leva entre outros lixos para o depósito, onde acaba "morrendo"ao ser prensado na máquina. Mas o balão ressuscita, e sobrevoa a cidade, à procura de amigos que o aceitem do jeito que é. Mas todos de quem ele se aproxima, ou tentam se aproveitar de sua bondade, ou o ignoram.
De uma beleza estonteante, o filme explora com louvor tanto o lúdico quanto o olhar realista documental. O que impressiona obviamente é o efeito do balão preto, perfeito. Ele age como um ser humano, as pessoas não se incomodam com a presença dele, ele circula por todos, ma se ignorado. Um filme arrebatador sobre solidão, uma metáfora sobre o bullying, sobre o racismo ( o balão é preto) , sobre o egocentrismo. Aqui no filme, nem mesmo as crianças lhe dão bola, querendo matá-lo ( ah, os distantes e poéticos anos 50...).
" O balão preto"realizou o grande feito de ganhar os pre6mios de melhor curta em 2 dos maiores Festivais do cinema independente nos Estados Unidos: "Sundance e SXSW. Uma aula de cinema, de narrativa, de montagem, de roteiro e de direção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário