quarta-feira, 20 de maio de 2020

Chaplin

"Chaplin", de Richard Attenborough (1992) Ambiciosa cinebiografia de Charles Chaplin, dirigida pelo inglês Richard Attenborough, realizador do mastodôntico "Gandhi". Robert Downey Jr não era a primeira opção dos produtores, que preferiam um nome mais forte, como Dustin Hoffman ou Billy Crystal, mas o diretor Attenborough se recusou e bateu pé em Robert. Acabou que o filme foi a virada na carreira de Robert, aos 27 anos de idade, numa arriscada performance do artista mais famoso da história do entretenimento. Robert foi indicado ao Oscar, o que lhe deu um grande prestígio para em seguida trabalhar com Robert Altman em 'Short cuts" e em "Assassinos por natureza", com Oliver Stone. O filme é uma bela e correta adaptação da autobiografia de Chaplin, "Minha vida', cobrindo a sua infância ao lado de sua mãe Hannah ( Geraldine Chaplin, neta de Charles Chaplin) e de seu irmão Syd na virada do século XX. Hannah acabou sendo internada como louca em um manicômio. Após tentativas de se tornar um artista de variedades, Chaplin acabou conseguindo com a ajuda de seu irmão Syd. Com o sucesso dos palcos, veio o convite para ir até Hollywood trabalhar com o famoso diretor de comédia Mack Seyneth (Dan Aykroyd). Com o seu talento reconhecido, Chaplin cresce e monta o sue próprio estúdio, onde dirige os seus próprios filmes. O filme mostra a sua relação com as 4 mulheres com quem se casou, a caça às bruxas do Machartismo que o acusa de se filiar ao comunismo e a expulsão dos Estados Unidos, indo morar na Suíça. Sinto falta desses filmes épicos e grandiosos onde não existiam efeitos especiais e toda a figuração é real. A sensação de estar assistindo algo absurdamente escalafobético dá um empoderamento enorme a esses filmes. O elenco é grandioso, e além dos citados, tem Anthony Hopkins como o escritor que escreve a autobiografia, Milla Jojovich, como a primeira espoa, Marisa Tomei, Kevin Kline, Diane Lane, James Woods e muito mais. A fotografia é do Mestre sueco Sven Nykvist, que fotografou para Bergman e Woody Allen. O único pecado do filme é nÃo terem trocado os atores que envelhecem, como Robert Downey Jr e Moira Kelly que faz Oona, sua última esposa: a maquiagem ficou pavorosa. Mas tudo se torna extraordinário na cena final, na entrega do Oscar, com o clip apresentado no telão, com as cenas antológicas dos filmes de Chaplin.

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