domingo, 24 de maio de 2020
Uma grande aventura
"Watership Down", de Martin Rosen (1978)
Fico imaginando que se eu tivesse assistido à essa animação quando criança, eu teria ficado com pesadelos até hoje. Uma das poucas animações a fazerem parte da Coletânia Criterion, dedicado a filmes essenciais da sétima arte, "Uma grande aventura" é adaptado do livro homônimo best seller de Richard Adams, lançado em 1972. O filme foi lançado em 1978 e foi um grande sucesso de crítica e público, apesar dos protestos de pais diante da extrema violência do filme. O filme inclusive ganhou um certificado de censura, e até hoje é o filme mais violento a ganhar ao certificado PG, para maiores de 13 anos.
De produção inglesa, o diretor Martin Rosen escalou o melhor do elenco inglês para botar a voz nas fofas e nem tão fofas criaturas do filme, entre eles, John Hurt. Art Garfunkel compôs a bela canção "Bright eyes", que ilustra um momento emocionante do filme. O filme é muito violento e chocante, cm imagens explícitas de morte e pior, uma cor de sangue e machucados e arranhões realmente assustadores. Esse não é definitivamente um filme para menores. Imaginem coelhinhos que nem esse do poster, sendo devorados por gaviões, morrendo de tiros, massacrados por cães? É de fato assustador. um choque brutal.
A história gira em torno do coelho Fiver, que tem o dom da premonição e avisa aos coelhos de seu grupo que uma grande tragédia se aproxima. Alguns coelhos acreditam, outros não. O general proíbe dos coelhos irem embora, mas eles fogem assim mesmo. Fiver guia o grupo até um lugar que ele acredita ser seguro. No caminho, eles lidam com predadores e homens que os ameaçam.
Um filme forte, mas ao mesmo tempo, com traços na animação belíssimos, variando entre o desenho clássico e e o experimental. É uma obra primorosa, um filme adulto, com uma representação da floresta como filme de terror, mil vezes mais assustadora que em "Branca de neve", da Disney. Os olhos ameaçadores dos coelhos maus são uma imagem que demora a sair da mente, de tão realista que ela foram desenhadas, com profundo rancor e ódio. Uma mistura de lirismo, poesia, experimentação, metafísica e espiritismo. Imperdível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário