terça-feira, 19 de maio de 2020
Negócio arriscado
"Risky business", de Paul Brickman (1983)
Uma das melhores comédias românticas dos anos 80, estrelado por Tom Cruise em um filme que catapultou a sua carreira. Os filmes adolescentes dessa época em sua maioria traziam o tema do despertar sexual da garotada, e aqui o tema vem bastante apimentado, com direito à nudez frontal de Rebecca de Mornay, que também estourou com esse filme. Longa de estréia de Paul Brickman, que também escreveu o roteiro, em uma década onde temas como ascenção social, capitalismo, geração yuppie estava em alta. Tom Cruise é Joel, um adolescente de família rica que mora em Chicago. Seu pai quer que ele estude em Princetown, uma universidade com seleção rígida de seus alunos. Quando os pais viajam de férias e vão passar um final de semana fora, Joel resolve aceitar a dica de seu amigo e contratar os serviços de uma prostituta. Assim, ele conhece Lana (de Mornay), uma linda e exuberante garota de programa cheia de vontades e bastante ambiciosa. Joel acaba se envolvendo com Lama após salva’-la de seu gigolô, e ela vai morar com ele uns dias até resolver sua situação. Quando o Porsche do pai de Joel afunda no lago, ele se v6e numa encrenca, pois não tem dinheiro para limpar o carro. Lana dá uma idéia; montar um bordel por uma noite em sua casa e saldar a divida.
“Negócio arriscado” certamente não é um clássico do sessão da tarde por conta de seu tema ousado e calientes cenas de sexo e nudez. O tema também é impróprio para menores: garotos cheios de espinha e tesão contratando serviços das meninas. A trilha sonora do filme é uma delicia, composta por uma das bandas mais estilizadas dos anos 80, “Tangerine dream”. A trilha sonora é releta de clássicos, como “Every breath you take”, do The Police, e “In the air tonight”, de Phil Collins, que embala uma das cenas antológicas do filme, a cena de sexo entre Joel e Lana no metrô, uma linda cena bem filmada e fotografada. Outra cena genial é a dança de Joel de camisa e cueca, ao som de "Old Time Rock N' Roll", uma cena toda improvisada de Tom Cruise.
A sequência inicial é bem ousada: os pais se despedem de Joel desde sua casa, carro até chegar no aeroporto, somente pelo seu ponto de vista. E para comprovar o poder do cinema, os óculos Rayban Wayfare que ele usa fez a Rayban crescer em venda 2000%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário