quarta-feira, 13 de maio de 2020
O outro lado do Paraíso
"O outro lado do Paraíso", de André Ristum (2016)
Depois do ótimo drama “Meu país”, lançado em 2012, o roteirista e cineasta André Ristum parte para uma jornada emocionante de um Brasil que entra no golpe de 1964 pelo olhar de uma criança sonhadora. Adaptado do livro autobiográfico do escritor mineiro Luiz Fernando Emediato, “O outro lado do Paraíso” foi premiado no Festival de Gramado 2015 com o Kikito de melhor filme do público.
O que chama a atenção de imediato nessa produção, é a sua excelência técnica: a fotografia de Hélcio Alemão Nagamine, a direção de arte de Beto Grimaldi e a trilha sonora de Patrick de Jongh. O filme reconstitui a Brasília do início dos anos 60, uma terra do Eldorado, para onde migrantes de todo o País chegam em busca de sonhos e trabalho. Uma dessas famílias é a de Nando, um menino de 12 anos. Ele vem com seu pai Antonio, sua mãe Nanci e seus dois irmãos. A primeira frustração é aonde eles irão morar: ao invés do glamour da capital federal, eles vão morar na cidade satélite de Taguatinga. Mas é ali que Nando conhece o seu primeiro amor, e a sua paixão pela literatura. Através de seu pai, que trabalho como operário, Nando vai conhecer o sentido da as palavras Greve e golpe, com a chegada do Golpe de 1964.
“O outro lado do Paraíso” é narrada em uma voz off sentimental, reforçando o tom nostálgico e amoroso do filme, aproximando-o de dois grandes sucessos do cinema popular: “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore, e “Dois filhos de Francisco”, de Breno Silveira. Do primeiro filme, substitui-se a paixão do Cinema pela literatura. Do filme de Breno Silveira, vem a declaração de amor ao pai herói que lhe deu sentido à vida.
Para quem gosta de filme sobre ritos de passagem, narradas em tom de melodrama, não pode perder “O outro lado do Paraíso”. Uma produção impecável e um elenco espetacular: Du Moscovis, Simone Iliescu, Jonas Bloch, Camila Márdila, Flavio Bauraqui, além de um ótimo elenco local de Brasília e o lançamento de 2 belos talentos infantis: David Galdeano como Nando, e Maju Souza, como Iara, a primeira paixão do menino.
FILME DISPONÍVEL NA PLATAFORMA https://www.filmefilme.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário