terça-feira, 19 de março de 2019
Sonho de Rui
"Sonho de Rui", de Cavi Borges e Ulisses Mattos (2018)
Divertida comédia de costumes 100% carioca, escrita e co-dirigida por Ulisses Mattos e com Direção de Cavi Borges, o maior produtor e diretor de cinema independente do Brasil.
O filme é baseado em argumento do ator Pedro Monteiro, que já havia escrito uma peça de teatro de grande sucesso no circuito alternativo, a comédia "Os ruivos", que fazia uma ironia sobre a condição de ser Ruivo, e se sentir fazendo parte de uma minoria que sofre um preconceito velado.
Em "Sonho de Rui", Rui ( Pedro Henrique) sonha em protagonizar um remake de "Braddock", grande sucesso de filme de ação com Chuck Norris. Para isso, ele treina seu inglês com uma jovem professora, Cintia (Gabriela Estevão), que tem fetiche com "cabeça vermelha". Ele também faz exercícios com um personal, interpretado por Marcelo Gonçalves. Seu amigo e diretor, Esfiha (Pedroca) o procura querendo saber se o filme vai mesmo sair, porquê ele está sendo convidado para dirigir uma série de tv a cabo. Rui depende da venda do apartamento que ele herdou de seu pai para poder financiar o filme. Mas ele acaba se irritando com todos os possíveis compradores do apartamento, justamente porquê todos de certa forma, o sacaneiam por ser ruivo.
Um filme de baixíssimo orçamento, rodado com evidente amor e carinho por todos que participaram da produção. O filem aposta naquele tipo de humor meio Ben Stiller, onde ele trabalha com atuação minimalista. Cavi Borges também evita o humor pastelão e retira o humor da situação, sem exagerar nas performances. O humor vem também da trilha sonora, vintage homenageando grandes clássicos do cinema dos anos 80 ( Por ex, "Lady in red") e com som eletrônico de sintetizadores.
Pedro Henrique prova ser um dos grandes talentos da geração que atua bravamente nessa década de luta e resistência cultural e política. Seu argumento por si só, na metáfora, fala sobre paixão ao cinema, fazendo acontecer mesmo contra todas as adversidades. O crítico Rodrigo Fonseca faz uma breve e engraçada participação com um Diretor de Cinema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário