sexta-feira, 22 de março de 2019

A cinco passos de você

'Five feet apart", de Justin Baldoni (2019) Confesso que adoro esses melodramas sobre adolescentes apaixonados porém condenados ao amor trágico por conta de doenças terminais. Talvez seja uma espécie de sadismo da minha parte, mas quando a gente sabe que todos esses filmes ( desde o mega clássico "Love Story", com Ryan O "neil e Ally Macgraw), até "A culpa é das estrelas", entre outros genéricos, possuem como protagonistas atores lindos e deslumbrantes que estão prestes a morrer, a gente se sente mais próximos a eles, afinal, a morte acontece para todos. Eu sou um grande fã de "A culpa é das estrelas', por mais que haja um batalhão de pessoas que odeiem o filme. Amo chorar em filmes. Em "A cinco passos de você", estranhamente, não chorei uma vez sequer. não que isso seja um mal sinal: a sala inteira, de adolescentes e suas mães, choravam aos prantos. Talvez o filme quando começou, já me fez perceber tudo o que iria acontecer. A cada personagem que ia entrando, eu dizia para mim mesmo: "vai acontecer isso". e não é que aconteceu mesmo? Essa previsibilidade me blindou das lágrimas, algo que 'A culpa das estrelas"fez como plot twist, quando existe a inesperada virada no meio da trama. Mas a grande força do filme é a dupla de atores: Haley Lu Richardson, no papel de Stella, e Cole Sprouse no papel de Will. Eles são internos de um hospital. O motivo: Fibrose cística, uma doença bacteriana que atinge os pulmões e que não tem cura. Pior: pacientes infectados não podem se aproximar, correndo o risco de se infectarem ainda mais. A distância que devem ficar um do outro é de cinco passos. Claro que Stella e Will se apaixonam. E como adolescentes que nunca transaram, é um grande dilema. Ma so filme, que foi feito para crianças e adolescentes, maneira na sexualidade e deixa tudo bem light, por tanto os pais podem ir tranquilos. O que me incomodou e muito, foram os golpes sujos de roteiro na parte final, pós aniversário de Poe, melhor amigo gay de Stella, também portador da doença. É uma cacetada atrás da outra. Fiquei até pensando: tadinha da Stella, tivesse ela um coração fraco ao invés da fibrose, já teria morrido há muito tempo. Assista pelo elenco: eles valem a pena.

Um comentário: